Toyota só para sóbrios
A Toyota desenvolveu uma nova tecnologia que impede a ignição do motor do veículo se o condutor apresentar grande quantidade
de álcool no sangue. Diferente dos sistemas anti-bebidas alcoólicas convencionais, o recurso do fabricante japonês usa sensores localizados no volante, que analisam o suor presente nas mãos do condutor do carro.

Com isso, o condutor não pode ser substituído por outra pessoa no momento do teste do nível de álcool no sangue, o que é possível fazer usando os sistemas convencionais, cujos sensores detectam a respiração. Nesse caso, o condutor pode pedir a um passageiro sóbrio que sopre no aparelho medidor. Entretanto, a tecnologia da Toyota poderia apresentar problemas quando se utilizam luvas, o que é comum no Inverno dos Estados Unidos e da Europa.
Porém, nesse caso um segundo sensor detecta as reacções dos olhos do condutor do veículo em conjunto com os movimentos do volante. Se o sistema entender que o condutor não consegue conduzir em linha recta ou focar os seus olhos num ponto, desliga automaticamente o motor. A tecnologia da Toyota estará disponível nos modelos comerciais em 2009.
2 Comentários:
-
:: 11:24,
escreveu...
-
:: 21:58,
escreveu...
É impressionante, já estava a pensar na escapatória das luvas mas os japonas pensam em tudo...
E se um gajo levar luvas e oculos escuros?
Sim, pode-se ir de óculos e luvas, mesmo assim, estando "alterado" é impossivel conduzir em linha recta, nas rectas claro, e aí sim, é apanhado!
Não será facil enganar, talvez seja mesmo impossivel!!!